Pesquisa Rápida voltar

Exibir Ato

Página para impressão Página para impressão
Alterado   Compilado   Original  

Decreto 9606 - 1 de Dezembro de 2021


Publicado no Diário Oficial nº. 11068 de 1 de Dezembro de 2021

Súmula: Fixa critérios para a concessão do benefício da tarifa social para família de baixa renda – Programa Água Solidária.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no Art. 10 da Lei nº 11.066 de 01 de fevereiro de 1995 e no Art. 2° da Resolução n° 015/2021 – AGEPAR ou outra que venha substituí-la, bem como o contido no protocolo nº 18.308.029-6




DECRETA:

Art. 1º Fica autorizada a Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, a manter benefício tarifário para famílias de baixa renda, usuários dos serviços de água e esgoto, desde que preenchidos os seguintes critérios:

I - A renda familiar “per capta” não poderá ser superior a ½ (meio) salário mínimo (federal), ou de até 2 salários mínimos (federal) para imóveis com até 4 ocupantes; (vide Decreto 9716 de 07/12/2021)

II - A área construída da moradia não poderá ser superior a 70 m² (setenta metros quadrados);

III - O consumo mensal de água deverá ser de até 10m³ (dez metros cúbicos), para imóveis com até 4 ocupantes ou de 2,5 m³ (dois e meio metros cúbicos) por morador, em imóveis com mais de 4 ocupantes.

Parágrafo único. O consumo superior ao definido no inciso III do Art. 1º, será faturado pelo valor do metro cúbico excedente da Tarifa Social vigente.

Art. 2º A concessão do benefício da Tarifa Social será mediante solicitação do interessado à Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, devendo o mesmo apresentar os documentos comprobatórios de que atende os requisitos exigidos e assinar o termo de compromisso.

Parágrafo único. A Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, dará ampla divulgação do benefício da Tarifa Social, e disponibilizará aos interessados que preencham os requisitos para a concessão, formulários próprios para solicitação do aludido benefício.

Art. 3º A manutenção e renovação do benefício seguirá critérios a serem regulamentados por normativos próprios da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR.

Art. 4º A Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, deverá implantar mecanismos de controle de concessão do benefício da Tarifa Social.

Art. 5º Compete à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná – AGEPAR, estabelecer o valor da Tarifa, nos termos da legislação própria, bem como fiscalizar a aplicação

Art. 6º O programa passa a ser denominado “Água Solidária”.

Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 8º Revoga o Decreto nº 2.460, de 8 de janeiro de 2004.

Curitiba, em 01 de dezembro de 2021, 200° da Independência e 133° da República.

 

Carlos Massa Ratinho Junior
Governador do Estado

Guto Silva
Chefe da Casa Civil

 


Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado

topo
© Casa Civil do Governo do Estado do Paraná
Palácio Iguaçu - Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
80530-909 - Centro Cívico - Curitiba - Paraná