Súmula: Institui o Programa Leite das Crianças, conforme especifica.
A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º. Fica instituído, no âmbito do Estado do Paraná, o Programa Leite das Crianças como um dos direitos e garantias fundamentais das crianças de 06 a 36 meses do Estado, nos termos do § 1° do artigo 5° da Constituição Federal do Brasil.
Art. 1º. Fica instituído, noâmbito do Estado do Paraná, o Programa Leite das Crianças como um dos direitos e garantias fundamentais das crianças de 06 a 36 meses, mães gestantes e nutrizes, nos termos do § 1° do artigo 5º, da Constituição Federal do Brasil. (Redação dada pela Lei 16475 de 22/04/2010)
Art. 2º. O Programa Leite das Crianças consiste na distribuição gratuita, pelo Poder Executivo, através de seus órgãos competentes, de leite tipo pasteurizado, integral ou enriquecido com vitaminas A e D, às crianças de 06 a 36 meses, diariamente, no âmbito do Estado do Paraná.
Art. 2º. O Programa Leite das Crianças consiste na distribuição gratuita e diária, pelo Poder Executivo, através de seus órgãos competentes, de 01 (um) litro de leite - tipo pasteurizado - integral ou padronizado (3,0% de gordura) - enriquecido com Ferro Quelado e Vitaminas “A” e “D”, às crianças de 06 a 36 meses de idade, mães gestantes e nutrizes, no âmbito do Estado do Paraná. (Redação dada pela Lei 16475 de 22/04/2010)
§ 1º. A distribuição do leite deverá atender crianças e famílias previamente cadastradas, em que a renda média per capita seja de até meio salário mínimo regional, comprovadamente.
§ 1º. A distribuição do leite deverá atender crianças e famílias previamente cadastradas, por órgão a ser proposto pelo Poder Público em parceria com a Sociedade Civil Organizada e que a renda média per capita seja de até meio salário mínimo regional, comprovadamente. (Redação dada pela Lei 16475 de 22/04/2010)
§ 2º. O Poder Executivo através de seus órgãos competentes, poderá firmar convênios com demais entes da federação para o cumprimento desta lei.
Art. 3º. O Poder Executivo deverá adquirir o leite, para atender o Programa Leite das Crianças, dos pequenos produtores regionais.
Art. 3º. O Poder Executivo deverá adquirir o leite, para atender o Programa Leite das Crianças, de usinas de beneficiamento de leite pasteurizado, previamente cadastrado e que priorizam o recebimento da produção leiteira de pequenos produtos locais e regionais. (Redação dada pela Lei 16475 de 22/04/2010)
Art. 4º. O Poder Executivo regulamentará a presente lei.
Art. 5º. Esta lei entrará em vigor na data da sua publicação.
PALÁCIO DO GOVERNO EM CURITIBA, em 25 de janeiro de 2010.
Roberto Requião Governador do Estado
Valter Bianchini Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento
Thelma Alves de Oliveira Secretária de Estado da Criança e da Juventude
Rafael Iatauro Chefe da Casa Civil
Neivo Beraldin Deputado Estadual
Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado