Pesquisa Rápida voltar

Exibir Ato

Página para impressão Página para impressão
Alterado   Compilado   Original  

Decreto 2668 - 16 de Maio de 2008


Publicado no Diário Oficial nº. 7722 de 16 de Maio de 2008

(Revogado pelo Decreto 5659 de 20/08/2012)

Súmula: Dispõe sobre o Programa "Leite das Crianças" instituído pelo Decreto n° 1.279, de 14 de maio de 2003, passa a ser coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, incisos V e VI, da Constituição Estadual, e tendo em vista as disposições da Lei n° 8.485, de 03 de junho de 1987,


DECRETA:

Art. 1°. O Programa "Leite das Crianças" instituído pelo Decreto n° 1.279, de 14 de maio de 2003, passa a ser coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB.

Art. 2°. O Programa tem por objetivo a redução da deficiência nutricional de crianças, gestantes e nutrizes, mediante:

I - a cooperação no alcance dos padrões adequados de saúde e de sua manutenção, por meio da complementação alimentar e nutricional, através da aquisição e fornecimento de leite pasteurizado, integral ou padronizado com teor mínimo de 3% de gordura, enriquecido com vitaminas "A", "D" e "ferro quelato" (PREMIX), com distribuição gratuita aos beneficiários do Programa; e

II - o desenvolvimento do processo de agroindustrialização do setor leiteiro, com ênfase na agricultura familiar do Paraná, assim estimulando o incremento à produção, à geração de renda e a criação de oportunidades de empregos no campo, com finalidade de manter e fixar a população no meio rural do Estado.

Parágrafo único. O Programa tem, prioritariamente, como beneficiárias crianças de 6 a 36 meses de idade, pertencentes a famílias, previamente cadastradas, com renda média per capita até o limite de meio salário mínimo regional, na forma estabelecida em normas específicas.

Art. 3°. Fica instituído na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral – SEPL a Comissão Gestora do Programa "Leite das Crianças", unidade de apoio, com a seguinte composição:

I - O Diretor-Geral da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral – SEPL, na qualidade de Presidente;

II - O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB;

III - O Diretor-Geral da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP;

IV - O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Saúde – SESA;

V - O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Educação – SEED;

VI - O Diretor-Presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná – IPARDES.

§ 1°. A Comissão terá prazo de duração limitado ao período de execução do referido Programa.

§ 2°. O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento exercerá a função de Presidente substituto, nas ausências e impedimentos do Presidente.

§ 3°. Na constatação de duas ausências nas reuniões da Comissão Gestora, os membros indicados nos incisos II a VI, deverão deixar a composição da referida Comissão.

§ 4°. A Comissão, para viabilizar as ações de sua competência, reunir-se-á, por convocação de seu Presidente, ordinariamente a cada quatro meses, e extraordinariamente sempre que o assunto assim o exigir.

§ 5°. O Coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa "Leite das Crianças", atuará como Secretário Executivo da Comissão.

§ 6°. O Diretor-Geral da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral poderá formalizar a inclusão na referida Comissão de outros representantes de instituições envolvidas com o Programa, de forma temporária ou definitiva.

Art. 4°. À Comissão Gestora do Programa "Leite das Crianças" compete:

I - aprovar as diretrizes estratégicas de implantação e execução do Programa;

II - avaliar e aprovar o Plano de Ação Anual do Programa e suas alterações;

III - apoiar a Unidade de Gerenciamento do Programa "Leite das Crianças", no desempenho de suas funções;

IV - promover a articulação do Programa com as unidades executoras que representa e com os demais setores representativos da sociedade paranaense;

V - participar do acompanhamento da execução do Programa na sua área de atuação, visando assegurar a correção das ações implantadas e propondo eventuais ajustes que se façam necessários; e

VI - apreciar os relatórios de atividades da Unidade de Gerenciamento do Programa "Leite das Crianças", com base no Plano Anual do Programa.

Art. 5°. Fica alterada a denominação da Unidade Gestora do Programa para Unidade de Gerenciamento do Programa "Leite das Crianças" – UGP/LC, que passa a integrar a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, no nível de atuação de assessoramento.

§ 1°. A Unidade de Gerenciamento do Programa "Leite das Crianças" – UGP/LC objetiva a coordenação da operacionalização, monitoramento e controle da execução do Programa.

§ 2°. As atribuições, responsabilidades e a organização da UGP/LC serão detalhadas no respectivo Regimento Interno, aprovado pela Comissão Gestora do Programa "Leite das Crianças", e a ser fixado por Resolução Conjunta dos Secretários de Estado do Planejamento e Coordenação Geral e da Agricultura e do Abastecimento.

§ 3°. Os membros da UGP/LC deverão acompanhar os trabalhos da Comissão Gestora do Programa, subsidiando quando necessário com informações e dados das diversas áreas de atuação.

§ 4°. A UGP/LC terá duração limitada ao período definido pelo Plano Plurianual do período de 2008 a 2011, consoante ao prazo de execução dos trabalhos e avaliação final do Programa.

Art. 6°. A designação dos integrantes, do Coordenador da UGP/LC e de seu substituto, será efetivada por meio de Resolução Conjunta dos titulares das Secretarias integrantes da Comissão Gestora do Programa "Leite das Crianças".

Art. 7°. A Coordenação de Desenvolvimento Governamental – CDG, da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral – SEPL, tem por atribuição o assessoramento, acompanhamento e avaliação do Programa, visando assegurar a coerência técnica e operacional durante a execução do mesmo.

Art. 8°. Às Unidades Regionais do Programa "Leite das Crianças" – URPLC, compostas pelo titulares das unidades regionais das Secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Agricultura e Abastecimento, Educação e Saúde, competem a operacionalização e o monitoramento do Programa nas respectivas regiões do Estado.

Art. 9º. Ao Comitê instituído, em nível municipal, com a finalidade de acompanhar programas e projetos da política de segurança alimentar e nutricional, compete a execução, o monitoramento, operacionalização e controle social do Programa "Leite das Crianças", na sua jurisdição, sob orientação e acompanhamento da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social.

Parágrafo único. Cumpre ao Comitê citado no "caput" deste artigo a instituição de uma Comissão Executiva para executar as atividades do Programa "Leite das Crianças", no município.

Art. 10. Os recursos necessários à execução do Programa "Leite das Crianças", correrão à conta do orçamento da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, da Secretaria de Estado da Educação – SEED, do Fundo Estadual de Saúde – FUNSAÚDE, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde – SESA e da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social – SETP e outras dotações indicadas para este fim.

Art. 11. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 12. Ficam revogados no Decreto n° 1.279, de 14 de maio de 2003 o art. 2° e seu parágrafo único, o art. 3°, o art. 4° e seus parágrafos, o art. 5°, e as demais disposições em contrário.

Curitiba, em 16 de maio de 2008, 187° da Independência e 120° da República.

 

Roberto Requião
Governador do Estado

Valter Bianchini
Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento

Enio José Verri
Secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral

Gilberto Berguio Martin
Secretário de Estado da Saúde

Mauricio Requião de Mello e Silva
Secretário de Estado da Educação

Nelson Garcia
Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social

Rafael Iatauro
Chefe da Casa Civil

 


Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado

topo
© Casa Civil do Governo do Estado do Paraná
Palácio Iguaçu - Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
80530-909 - Centro Cívico - Curitiba - Paraná