Pesquisa Rápida voltar

Exibir Ato

Página para impressão Página para impressão
Alterado   Compilado   Original  

Decreto 7696 - 07 de Março de 1991


Publicado no Diário Oficial no. 3465 de 7 de Março de 1991

Súmula: APROVAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL, COM FINALIDADES ESPECIFICADAS

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, usando das atribuições que lhe confere o art. 87, itens V e VI, da Constituição do Estado do Paraná e objetivando a implantação do SIAF - Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro,

D E C R E T A :

I. DO SISTEMA INTEGRADO

Art. 1º. Fica aprovado, para a administração pública estadual o SIAF - Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro, doravante denominado simplesmente SIAF, com as seguintes finalidades e características básicas:

a) Registrar o Orçamento Geral do Estado, suas alterações, bem como controlar sua execução;

b) Apoiar a Programação Financeira;

c) Controlar e gerenciar a Dívida Pública do Estado;

d) Controlar e administrar as despesas com pessoal;

e) Registrar e acompanhar a evolução da execução da receita;

f) Realizar os registros contábeis;

g) Atender às exigências da legislação específica, e em especial, à Lei 4320, de 17 de março de 1964 e normas complementares.

Art. 2º. A estrutura do SIAF será formada por um único Banco de Dados, que permitirá a reunião de todas as informações necessárias, e de interesse da Secretaria de Estado da Fazenda, composta dos seguintes subsistemas:

a) Subsistemas de apoio:

FVV - Consultas;
FRR - Emissão de Relatórios;
FDD - Entrada de Dados;

b) Subsistemas de Informação:

FOR - Execução Orçamentária;
FPF - Execução Financeira;
FCO - Contabilidade;
FDI - Dívida Pública;
FPE - Despesas com Pessoal;
FRE - Receita;

c) Subsistema de Gerenciamento do SIAF:

FAA - Gestão de Aplicativos.

Art. 3º. O SIAF fica definido como sistema central e básico de controle do orçamento, programação financeira, dívida pública e contabilidade do Estado.

Art. 4º. O SIAF, sistema central e básico, será implantado e executado através de processamento eletrônico de dados, de forma integrada com outros sistemas.

Parágrafo único. As alterações que vierem a ocorrer nos sistemas que se integram com o SIAF deverão ser comunicadas previamente a Secretaria de Estado da Fazenda.

Art. 5º. A implantação, coordenação, supervisão e auditoria interna do SIAF - serão de responsabilidade da Coordenação da Administração Financeira do Estado da Secretaria de Estado da Fazenda.

II - DA OPERACÃO DO SISTEMA

Art. 6º. O SIAF funcionará na modalidade "0N-LINE" e em tempo real, utilizando terminais de vídeo, microcomputadores e impressoras, lotados, inicialmente, nos órgãos da Administração Direta do Poder Executivo.

Art. 7º. O Secretário de Estado da Fazenda aprovará os documentos fonte do SIAF que deverão atender:

- Previsões Financeiras;
- Alterações Orçamentárias;
- Lançamentos de Receita;
- Recolhimentos a Créditos da Verba;
- Liberações de Capacidade Financeira;
- Autorizações de Pagamento;
- Lançamentos Contábeis;
- Fases Legais da Despesa;
- Outras necessidades de Operação e Controle do Sistema.

Art. 8º. Fica criada no Banco do Estado do Paraná a CONTA UNICA, com o finalidade de efetuar pagamentos a todos os credores, da Administração Direta do Poder Executivo.

§ 1º. A partir de limites estabelecidos pela Secretaria de Estado da Fazenda os usuários do SIAF autorizarão os pagamentos, de forma automática, através de créditos bancários.

§ 2º. Ficam canceladas, no Banestado, as contas cotas de despesas dos órgãos da Administração Direta.

III - DOS ARQUIVOS 

Art. 9º. O SIAF utilizará para registro e arquivo de suas transações: Microfilmes, Microfichas, Fitas e/ou Discos Magnéticos e outros meios segundo seja mais conveniente tecnicamente, sem prejuízo de controles manuais em paralelo ou não, mantidos pelos usuários.

Parágrafo único. As formas e os meios de arquivo dos dados serão definidos e aprovados pelo Secretário de Estado da Fazenda.

IV - DA SEGURANCA DO SISTEMA

Art. 10. A Secretaria de Estado da Fazenda promoverá auditoria contábil e de sistemas, periodicamente e pelos meios julgados convenientes, com pessoal próprio ou pela contratação de terceiros.

Art. 11. O Secretário de Estado da Fazenda, em atos de caráter reservado, detalhará todas as medidas necessárias à segurança do SIAF.

V - DOS RELATORIOS 

Art. 12. O SIAF fornecerá aos Órgãos de execução e de controle do Estado, todos os relatos previstos em Lei.

VI - DA CONTABILIDADE

Art. 13. Os lançamentos serão introduzidos na contabilidade diretamente pelos usuários ou gerados automaticamente pelo sistema, a partir da transações-fonte, nas integrações com outros sistemas e na abertura e encerramento de cada exercício financeiro.

Art. 14. O Secretário dm Estado da Fazenda aprovará o Plano de Contas Único para as Administrações Direta a Indireta do Poder Executivo.

Parágrafo único. O prazo para a implantação do Plano de Contas Único na Administração Indireta será definido por Resolução do Secretário de Estado da Fazenda.

VII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

Art. 15. Atendendo a conveniência e facilidades inerentes à integração de Sistemas em Processamento de Dados, e ainda, na forma da parágrafo 1º. do artigo 60 da Lei Federal nº. 4320, de 17 de março de 1964, fica dispensada a emissão da nota de empenho para despesas apropriadas através da integração da folha de pagamento, devendo o SIAF efetuar todos os lançamentos e controles orçamentários e contábeis em todas as suas fases legais.

Art. 16. O SIAF será implantado, inicialmente, para a Administração Direta do Poder Executivo, sem prejuízo de futuras adaptações e implantações para a Administração Indireta ou Outros Poderes, no todo ou em parte.

Art. 17. Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, retroagindo os seus efeitos a partir de 01 de janeiro de 1991 revogando o Decreto nº. 6421 de 22 da janeiro de 1975 e demais disposições em contrário.

Curitiba, em 07 de março de 1991 170º. da Independência e 103º. da República.

 

Álvaro Dias
Governador do Estado

Adelino Ramos
Secretário de Estado da Fazenda

Wagner Brússolo Pacheco
Chefe da Casa Civil

 


Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado

topo
© Casa Civil do Governo do Estado do Paraná
Palácio Iguaçu - Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
80530-909 - Centro Cívico - Curitiba - Paraná