Pesquisa Rápida voltar

Exibir Ato

Página para impressão Página para impressão
Alterado   Compilado   Original  

Decreto 5115 - 21 de Setembro de 2016


Publicado no Diário Oficial nº. 9787 de 22 de Setembro de 2016

Súmula: Institui o Programa SOS Racismo no âmbito do Estado do Paraná e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, incisos V e VI, da Constituição Estadual, tendo em vista o disposto na Lei nº 8.485, de 03 de junho de 1987 e na Lei nº 14.938, de 14 de dezembro de 2005 e ainda, considerando que o Estado deve reafirmar o seu papel no que se refere a prestação de serviços públicos, buscando traduzir a igualdade formal em igualdade de oportunidade e tratamento, conforme consubstanciado no protocolado nº 11.190.810-9,




DECRETA:

Art. 1.º Fica instituído o Programa SOS – Racismo, no âmbito do Estado do Paraná, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – SEJU, com o fim de atender a população vítima de racismo, nos termos da legislação vigente, com foco prioritário na população negra.

Art. 2.º Considera-se racismo para efeitos deste Decreto, toda a doutrina, ato ou ação fundamentada na superioridade de determinado grupo ou classe sobre a outra, aplicada à pessoa humana, em razão de sua origem, raça, cor, etnia ou religião, nos termos da Lei Federal nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, e do artigo nº 140, § 3.º, do Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940, Código Penal.

Art. 3.º O Programa SOS – Racismo no Paraná compreenderá:

I - o recebimento de denúncias;

II - o encaminhamento das denúncias aos órgãos e serviços competentes para averiguação e acolhimento da pessoa vítima de discriminação, quando necessário;

III - o monitoramento das medidas adotadas pelos órgãos e serviços competentes; e

IV - o banco de dados para a análise e estudo das ocorrências, visando o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Art. 4.º A Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – SEJU, fica responsável pela coordenação das atividades e articulação institucional necessárias para a implantação do Programa SOS – Racismo.

§ 1.º O Programa SOS – Racismo contará com o apoio técnico e administrativo do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania – DEDIHC, da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – SEJU, operando junto à Divisão da Política para a igualdade Racial.

§ 2.º As ações de campanha para a divulgação do Programa serão realizadas em conjunto com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CONSEPIR/PR.

Art. 5.º Os órgãos públicos do Estado prestarão apoio a implantação do Programa SOS – Racismo.

Art. 6.º As despesas decorrentes da implementação do Programa SOS – Racismo correrão à conta de dotações orçamentárias da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – SEJU.

Art. 7.º Os procedimentos necessários para a execução do disposto no art. 3.º deste Decreto serão normatizados pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos – SEJU, os quais deverão ser iniciados em até 90 dias após a publicação do presente Decreto.

Art. 8º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Curitiba, em 21 de setembro de 2016, 195º da Independência e 128º da República.

 

Carlos Alberto Richa
Governador do Estado

Valdir Luiz Rossoni
Chefe da Casa Civil

Artagão de Mattos Leão Júnior
Secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos

 


Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado

topo
© Casa Civil do Governo do Estado do Paraná
Palácio Iguaçu - Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
80530-909 - Centro Cívico - Curitiba - Paraná